terça-feira, 27 de novembro de 2007

O antes e o depois


Agora que criado o meu blog, vou relatar um caso de sucesso, falando na primeira pessoa, pois este aconteceu comigo.
Tudo começou dia 6 de Junho de 2005 quando decidi mudar o rumo da minha vida. Digo isto porque atingi a meta dos 100 kgs de peso, coisa que eu sempre disse que se lá chegasse teria que fazer algo em relação a isso. E assim foi. Primeiro que tudo decidi cortar com as bebidas alcoólicas e com os petiscos (coisa que eu adorava bastante), e comecei a ter uma alimentação ligeiramente mais equilibrada. De mencionar que na altura já era considerado como hipertenso e que já tinha algum risco de ter um AVC, coisa dita pelos médicos. Esta mudança radical fez com que três meses depois já tivesse perdido alguns quilos, aproximadamente 8, o que me motivou bastante. Seguidamente, optei por começar a fazer algum exercício moderado, tais como caminhada e bicicleta, ou seja, a praticar desporto como qualquer um de nós devia de praticar.
Alguns meses depois, visto que os quilos iam desaparecendo e que a minha forma começava a ser melhor, resolvi começar a fazer uma corridas ligeiras e a aumentar as distâncias na bicicleta. Nunca desistindo das corridas eis-me que 6 meses depois já tinha perdido 21 kgs e que já estava a entrar numa forma de atleta que eu nunca esperava.
Entrei para um clube de atletismo, clube este filiado na freguesia onde vivo, de nome Grupo Desportivo e Recreativo de São Francisco da Serra, e comecei a ir a algumas provas de atletismo com eles para ver realmente como estava a minha forma. Ainda não estava muito boa, mas depois de ter estado como estive, o simples facto de estar ali com eles já era uma vitória. De realçar que numa prova de 10 kms já conseguia atingir a marca de 45 minutos e já ficava mais ou menos a meio da tabela.
Sempre fazendo as minhas corridinhas durante uma sucessão de meses, de há 4 meses para cá, resolvi fazer uma dieta mesmo equilibrada e saudável e dedicar-me a 100% ao atletismo treinando 6 vezes por semana, o que fez com que ainda perdesse mais 10 quilos. De momento, e passados quase 2 anos e meio, estou com menos 30 kgs de peso e de momento já não sou hipertenso e já não corro risco de ter um AVC. Sinto-me muito bem comigo mesmo, e posso-lhes dizer que na última prova de 10 kms que fui, já consegui atingir a marca de 38m50s, o que já é relativamente bom, tendo em vistas como eu estava.
Irei continuar a dar o meu melhor e a tentar evoluir cada vez mais, pois com isto contribuo para a minha saúde e estou a fazer uma coisa que adoro.
Nunca desistam de tentar fazer seja aquilo que for, e não se esqueçam que sem sacrifício nada se consegue. Para verem que o sacrifício compensa, basta verem a diferença que existe entre as 2 fotos acima colocadas!!!

2 comentários:

Paulo Moiteiro disse...

Ganda Rui, pá! Qualquer dia não te conheço!

Anónimo disse...

De facto é verdade é só querer e tudo se consegue...